segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Peixes Amazonicos

No final do período Cretácio , quando os continentes da America do Sul e África ainda eram ligados, há cerca de 112 milhões de anos, surgiu o grupo de peixes mais primitivos da região Amazônica. Podemos destacar a “pirambóia”, o “Pirarucu”, o “aruanã” e o “muçum”.

Após o período Mioceno, há cerca de 70 milhões de anos, quando os continentes sul-americano e africano já estavam separados, surge a maioria dos grupos de peixes da região. Na Amazônia são encontrados os maiores peixes de água doce do mundo, como por exemplo o “pirarucu” e a “piraíba” com mais de dois metros de comprimento. 
As espécies espalham-se em vários tipos de ambiente, o que reflete no comportamento nutricional de cada espécie que consome desde pequenos invertebrados aquáticos até frutos e sementes, se reproduzindo em lagos, rios, praias, corredeiras e cachoeiras. Na Bacia do Rio Negro, há abundância de peixes ornamentais, o mais admirado é o “acarás-disco”.

Os peixes na Amazônia realizam migrações em busca de alimentos (migrações trófica) e para se reproduzir (desova). Somente bagres realizam migração de longa distância.
Principais grupos:
Siluriformes: Apresentam corpo liso e sem escama,ex:”piraíba”.
Characiformes: Cobertos de escamas e pequena nadadeira adiposa no dorso, ex: ”tambaqui”.
Pesciformes: Apresentam escamas; nadadeiras dorsal, anal e peitoral,ex:”tucunarés”.
Gymnotiformes: Têm corpo achatado lateralmente, usam sistema de emissão de corrente elétrica para se orientar no ambiente, ex: ”poraquê”.

Rajiformes: Possuem corpo em forma de disco e esqueleto cartilaginoso;cauda em forma de chicote com espinhos venenosos, ex:”raias de água doce” (parentes das raias marinhas).

3 comentários:

  1. o acará-disco disco é um peixe super encantador, no qual são existentes varias espécies, uma mais encantadora que a outra, talvez se não for pedir muito, poderia postar algo mais especifico sobre este belo peixe!

    ResponderExcluir